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Funil de vendas: o que é e qual a sua importância para empresas?


O funil de vendas é uma estratégia essencial para os resultados da sua empresa. Aliás, se você ainda não o utiliza, saiba que pode estar perdendo muitos clientes!

Apesar de o termo ser bem comum, muitas pessoas não entendem sua importância. Pensando nisso, decidimos ajudá-lo com essa tarefa e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Para isso, vamos falar sobre suas vantagens e demonstrar como ele é capaz de ampliar suas vendas, melhorando os resultados de sua equipe. Confira!


O que é um funil de vendas?


O funil de vendas nada mais é que a

representação do caminho que o seu cliente percorre até concluir uma compra. Ou seja, ele mostra essa jornada, que começa com o primeiro contato e finaliza com o pós-venda.


Essa estratégia serve para ilustrar, baseado em dados reais e atualizados, os passos do consumidor. Assim, fica mais fácil para sua equipe visualizar a jornada de compra, já que ele é dividido em etapas:

  • atrair;

  • converter;

  • relacionar;

  • vender.

Na prática, a empresa atrai clientes com o objetivo de convertê-los em leads. Depois disso, ela deve investir no relacionamento para transformá-lo em um cliente real e concretizar a venda.


Qual a importância do funil de vendas?


Se você acha que ter um cadastro de clientes atualizados ou ser ativo nas redes sociais basta para vender mais, está enganado. Isso é importante, mas não é tudo!

O mercado está muito concorrido e os clientes cada dia mais exigentes. Com isso, o funil de vendas se destaca como uma estratégia vital para o crescimento empresarial.

Em primeiro lugar, ele permite que seus colaboradores saibam como atrair, converter, vender e fidelizar clientes. Em outras palavras, a equipe de vendas se torna mais estratégica e aprende a identificar o momento certo de abordar o cliente. Mas isso não é tudo! Saiba mais a seguir.


Qualifica os negócios em fases


Como você percebeu, o funil de vendas qualifica os negócios em fases. Isso é um grande benefício, pois facilita a atuação dos vendedores. Afinal, eles saberão quando agir e como abordar cada cliente.


Maior aproveitamento das oportunidades


Ao desenvolver o funil corretamente, você aproveita melhor as oportunidades. Isso porque, ao visualizar as etapas do processo, é mais fácil corrigir falhas e gargalos.

Perder vendas é um problema para qualquer empresa. Exatamente por isso, você precisa embasar suas ações em um método eficaz, capaz de demonstrar em que fase o cliente está e como conduzi-lo para a próxima etapa.


Ajuda a entender quem é o seu cliente


Conhecer bem o seu cliente é uma premissa para vender bem e garantir um relacionamento duradouro. Nesse sentido, o funil de vendas é mais uma ferramenta a seu favor, pois os qualifica, demonstrando quem realmente tem interesse no produto/serviço.

Lembrando que cada fase do funil pede uma abordagem diferente. Ao saber disso, as chances de engajar e converter um interessado em cliente real são maiores.


Automatização de tarefas


Como o funil de vendas é uma representação da jornada de compra de um cliente, a análise de cada fase e decisão do que fazer pode ser mais rápida.

A automatização de algumas tarefas é um grande benefício para gestores e vendedores. Afinal, eles ganham tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas para a empresa.

Concluindo, se o seu negócio deseja vender mais, o funil de vendas é indispensável. Aliás, ele é importante até mesmo depois da conclusão da venda.

Como vimos, a divisão em etapas da jornada do cliente é um facilitador que merece ser aproveitado. Portanto, não perca mais tempo e comece a aplicá-lo agora mesmo!

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