Entre os documentos necessários para as negociações do dia-a-dia de uma empresa, sem dúvidas, a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 é a mais recorrente na rotina dos empresários.
É somente a partir dela que surge a possibilidade de realizar a venda de produtos e serviços, conforme as obrigações legais.
Apesar de amplamente conhecida e utilizada por todo tipo de negócio no país, a NF-e ainda gera algumas dúvidas e pode se confundir com documentos anteriores a ela.
Além disso, muitas empresas ainda insistem em ferramentas obsoletas e complexas para a emissão desse documento, enquanto já existem soluções bem mais modernas e inteligentes disponíveis no mercado.
E é exatamente isso que vamos abordar ao longo do texto, trazendo dicas e informações úteis sobre tudo o que cerca a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55. Boa leitura!
O que é Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55?
A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 se refere a um documento fiscal 100% eletrônico. Ele precisa ser emitido em praticamente todas as operações comerciais que envolvam movimentação de mercadorias.
Em outras palavras, é o documento obrigatório em casos de:
vendas;
devoluções;
baixas de estoques;
remessas para consertos;
transferências, entre outros exemplos.
A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 é também uma evolução tecnológica de modelos anteriores como o modelo 1 ou 1ª Nota Fiscal de Produtor Rural.
Quais os benefícios que o documento agrega na prática?
A implementação da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 trouxe inúmeros benefícios às empresas e à sociedade como um todo, seja na questão operacional, seja na questão tecnológica.
Para se ter uma ideia dessas vantagens, destacamos alguns pontos indiscutíveis:
redução de custos (com papéis, arquivos etc.);
otimização dos controles;
simplificação das obrigações;
desburocratização dos postos de fiscalização;
redução de erros de preenchimentos;
facilidade de fiscalização;
mais segurança, controle e confiabilidade para o fisco;
redução de sonegação e falsificação do documento fiscal.
Como emitir a NF-e automaticamente a cada venda?
Hoje, com o advento de novas tecnologias, a emissão automática de NF-e é uma realidade presente na rotina de muitas empresas.
Por exemplo, há ERPs completos no mercado que já permitem emitir a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 automaticamente após a conclusão de uma venda. Inclusive, isso vale também para transações internacionais, quando a empresa realiza vendas para o exterior.
Ou seja, essa automatização substitui qualquer necessidade sua ou de sua equipe em ter que registrar e emitir o documento de forma manual. Isso agiliza todo o processo, evitando erros comuns e garantindo o cumprimento de todas as obrigações inerentes àquela operação.
Em resumo, estar em dia com as suas Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) modelo 55 é fator de extrema importância para a sua empresa e um compromisso com as questões legais de suas operações.
E como bem vimos, hoje já existem soluções completas e inteligentes que permitem automatizar toda essa gestão e agregar muito mais controle, qualidade e eficiência ao seu negócio.
Por fim, se você gostou do post e quer saber na prática como emitir suas NF-e de forma automática, não deixe de conversar com nossos especialistas e conhecer os diferenciais da Deltaze, um ERP completo para a sua gestão.
Σχόλια