Com o grande número de empresas ativas no mercado, encontrar meios que atraiam os clientes é uma tarefa fundamental para se manter firme perante a concorrência. Por isso, uma das formas efetivas de manter o consumidor interessado no seu negócio é promovendo descontos progressivos.
Mas você sabe como é essa estratégia? Em linhas gerais, é um formato de promoção em que o valor de desconto é calculado a partir da quantidade de produto que o cliente consome.
Quer entender mais como funciona essa estratégia e como aplicá-la em sua empresa para aumentar suas vendas de forma significativa? Então leia o texto até o fim!
Como funciona esse formato de promoção?
Primeiro, é importante definirmos o conceito de desconto progressivo. Trata-se de uma forma de incentivar as pessoas a consumirem mais produtos por meio de descontos proporcionais a quantidade de itens comprados, ou seja, quanto mais produtos comprados, maior será o desconto.
Essa estratégia é bastante eficaz, afinal, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Assim, o consumidor aproveita a oportunidade para comprar itens desejados e, consequentemente, o seu negócio irá lucrar cada vez mais.
Para ilustrar, imagine uma loja que vende produtos de beleza e opta por aplicar o desconto progressivo. Assim, se em uma unidade o cliente paga R$ 50,00, levando duas unidades, pagará R$45,00 em cada e, a partir de três, R$40,00. Vantajoso, não?
Quais as vantagens do desconto progressivo
Que a palavra desconto chama atenção todo
mundo sabe. Por isso, entenda de uma vez por todas quais são, de fato, os benefícios que o desconto progressivo pode proporcionar para o seu negócio.
Fidelização de clientes
Os clientes procuram por empresas que atendam às suas necessidades, mas, acima de tudo, proporcionem boas experiências na hora da compra.
Por isso, mesmo que o desconto progressivo seja benéfico para o seu negócio, se acontecer de forma recorrente, o cliente, interessado nas promoções, vai buscar sempre o seu empreendimento para consumir, o que pode levar a sua fidelização.
Vantagens competitivas
O desconto progressivo é um diferencial que coloca o seu negócio em destaque comparando com os seus concorrentes.
Isso porque, ao criar condições atrativas para seus clientes, eles tendem a optar por comprar os seus produtos, já que dessa forma é possível adquirir mais itens gastando a mesma quantia planejada anteriormente.
Entenda como calcular o desconto por cliente
Se o desconto progressivo faz parte da sua estratégia de gestão de vendas, saiba que é preciso calcular de forma inteligente para que, no final, você não tenha prejuízos.
Assim, montar uma tabela é uma forma de garantir que os descontos serão benéficos tanto para os clientes quanto para a sua rentabilidade.
Dessa forma, o cálculo de valores é feito de acordo com a quantidade de produtos vendidos: 2 a 5 produtos: 10% de desconto; 6 a 10 produtos: 15% de desconto, por exemplo.
Existem sistemas que auxiliam nessa tarefa, minimizando erros e economizando o tempo da gestão. Um exemplo é o ERP do Deltaze, que oferece um jeito simples, prático e acessível de pequenas e médias empresas implementarem um sistema completo de gestão empresarial.
Além disso, ele permite cadastrar no sistema descontos progressivos definidos pelo cliente, seja por quantidade, seja por vendas de múltiplos/embalagens fechadas, que serão aplicados após formado o PMV e PSV do produto.
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